Procedimentos

  • CUIDADOS APÓS A COLETA DE SANGUE

    Sempre objetivando o melhor atendimento e satisfação plena de nossos clientes, orientamos alguns cuidados importantes a serem tomados com o intuito de evitar algum possível desconforto após a coleta do sangue. 1. Pressionar o local da punção com um chumaço de algodão por cerca de 1 a 2 minutos, para assim, evitar a formação de hematomas e sangramentos; 2. Manter o braço em posição horizontal, e não dobrá-lo; 3. Não usar, por alguns minutos, bolsas e/ou pacotes no mesmo lado do braço que foi puncionado; 4. Não massagear o local que foi puncionado; 5. O uso do band-aid é importante, no entanto, quando se faz uma boa compressão no local puncionado, o uso do mesmo não se faz mais necessário; 6. A criança deve ser preparada psicologicamente para a coleta de sangue; 7. Em caso de eventual formação de hematoma, usar compressa de gelo, imediatamente. A formação de possíveis hematomas é devido ao possível extravasamento de sangue que pode ocorrer da veia ocasionada pela agulha. Se o hematoma persistir após o uso da compressa de gelo, entrar em contato com o Laboratório.

  • 2- SANGUE OCULTO NAS FEZES

    Com o objetivo de se descobrir possíveis pequenos sangramentos existentes na mucosa do Sistema Digestivo, as reações utilizadas para tal finalidade são bastante sensíveis, exigindo-se desta forma, uma coleta cuidadosa do material para, assim, evitar um resultado duvidoso. Desta maneira, alguns procedimentos são importantes. COLETA DO MATERIAL 1. Três dias antes e durante a coleta do material, o paciente deve seguir as seguintes instruções: 2. NÃO ingerir caldo de carne, ovos, frango, peixe e carne de qualquer espécie; 3. NÃO ingerir alimentos que tenham alta atividade peroxidásica como couve-flor, brócolis, rabanete, nabo, banana e melão; 4. NÃO ingerir alimentos condimentados, como pimenta, ou contendo qualquer outro tipo de condimento; 5. NÃO ingerir alimentos que contenham qualquer tipo de corante, como coloral, por exemplo, ou ainda alimentos como tomate, cenoura, abóbora ou beterraba; 6. NÃO ingerir bebidas alcoólicas; 7. NÃO utilizar medicamentos contendo AAS e Ferro, ou preparações contendo os mesmos, como Aspirina, Fenilbutazona e Indometacina, anti-inflamatórios não esteroidais, corticosteróides e vitamina C; 8. NÃO ingerir alimentos que contenham Ferro, como feijão, por exemplo; 9. EVITAR o uso de palito de dente ou fio dental; escovar os dentes suavemente. DIETA RECOMENDADA Ingerir, juntamente com a alimentação diária, quantidades generosas de: 1. Vegetais crus e cozidos como: salsão, espinafre e alface. Frutas, como maçã, ameixa preta, uva, e, principalmente, abacaxi. Em relação aos vegetais, preferir, especialmente, espinafre, alface e milho; 2. Pão integral ou gérmen de trigo; 3. Feijão verde; 4. Papa, leite, chá; 5. Bolachas, biscoitos, bolo, torradas; 6. Quantidades moderadas de amendoim e pipoca Seguir esta dieta por, no mínimo, três dias. Se não houver evacuações diárias, prolongar a dieta de modo que somente a 4ª evacuação seja colhida para exame. NÃO coletar a amostra de fezes durante o período menstrual, ou quando existir hemorróidas sangrantes. Uma dieta como essa, ajuda a reduzir o número de falso-positivos e, ao mesmo tempo, providencia a absorção de alimentos de difícil digestão para facilitar a descoberta de lesões que possam sangrar apenas intermitentemente. Se a experiência passada demonstra que algum dos alimentos acima referido causa desconforto ao paciente, deve-se instruir o mesmo a não ingeri-lo ou fazer as substituições apropriadas.

  • 3- URINA DE 24 HORAS

    RECOMENDAÇÕES: 1. Pela manhã, ao acordar, esvaziar completamente a bexiga e desprezar a primeira urina. 2. A partir da segunda urina, colher todo o volume durante o dia, a noite, e até a primeira urina do dia seguinte, quando completar 24 horas, juntando-as em um ou mais frascos limpos (de preferência frascos de água mineral). 3. Durante a coleta conservar a urina na geladeira. 4. Enviar a urina para o laboratório, imediatamente após a última coleta.

  • 4- PSA – ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO

    RECOMENDAÇÕES: 1. Ausência de ejaculação por 48 h 2. Após uso de supositório, sondagem uretral ou toque retal: aguardar 3 dias 3. Após ultra-som transretal: aguardar 7 dias 4. Após biópsia de próstata: aguardar 30 dias 5. Após colonoscopia: aguardar 15 dias 6. Não fazer exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nem praticar equitação nos 2 dias que antecedem o exame 7. Jejum mínimo para o exame: 3 Horas

  • 5- PROLACTINA

    RECOMENDAÇÕES: 1. Jejum mínimo para o exame: 4 horas 2. Medicamentos : Trazer anotado os medicamentos utilizados nos ultimos 30 Dias

Todos os direitos reservados - Laboratório Marluce Vasconcelos- 2013